A importância da Fisioterapia Dermato Funcional no Pré e no Pós-Operatório

Nos dias atuais e cada vez mais frequente a busca pelo corpo perfeito, e com isso, há um aumento expressivo na busca por cirurgias plásticas reparadoras, no entanto e necessário a busca por um bom cirurgião plástico, além de cuidados tanto no pré, quanto no pós-operatória.

 

Como em toda cirurgia ocorre um trauma, uma lesão no tecido, e consequentemente pode ocasionar dor, edema, cicatrizes hipertróficas e queloides, aderências, seromas, alterações na sensibilidade, no entanto essas intercorrências podem variar de acordo com a cirurgia e a técnica utilizada.

Cuidados no pré e no Pós-operatório

Agora vamos falar sobre os cuidados no pré e no Pós-operatório de cirurgias plásticas, a Fisioterapia Dermato Funcional é um aliado importante, e vem ganhando cada vez mais espaço devido a sua eficiência, estudos indicam que Fisioterapia Dermato Funcional ajuda a diminuir os riscos de complicações, e com isso, consegue obter resultados mais satisfatórios.

 

Por exemplo a mamoplastia é o procedimento mais procurado no mundo, e está dividida em mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora ou explante de prótese de mama.

Atuação da fisioterapia no Pré-operatório

Busca avaliar fatores dentre eles, retrações musculares, deformidades articulares, desvios posturais, ou alguma alteração estética funcional, por exemplo, em uma mamoplastia de aumento pode se observar a postura do paciente, como são os ombros, a musculatura peitoral, e trabalhar tanto no posicionamento, fortalecimento, readequação dessa postura.

 

De modo geral, a fisioterapia auxilia na orientação desse paciente, onde pode se observar as limitações e começar a traçar um tratamento no pós-operatório.

No pós-operatório a fisioterapia tem inúmeros recursos a serem utilizados, e pode variar dependendo de características de técnicas utilizadas na cirurgia, além de utilizar os dados da avaliação previa já observadas no pré-operatório, com isso pode se atuar para evitar complicações como as descritas acima.

 

 A fisioterapia pode atuar prevenindo por exemplo na formação de aderências que são muito comuns no pós-

operatório, tais aderências dificultam o fluxo sanguíneo e da linfa causando edemas e dor, e com isso retardan

do a recuperação. Entre os recursos utilizados na Fisioterapia Dermato Funcional temos uma gama ampla de recursos dentre eles:

Drenagem Linfá

tica Manual (DLM), Massoterapia,

 Liberação Tecidual Funcional (LTF), Ultrassom

Agentes térmicos de calor entre outros

Dito isso ao optar pela cirurgia plástica a pessoa precisa se atentar a esses cuidados, tanto no pré e o mais importante no pós-operatório, além de uma preparação, física, mental e emocional.

 

Tendo em vista que a Fisioterapia Dermato Funcional está bem fundamentada em conceitos científicos sólidos, se faz necessário uma interação entre médico, fisioterapeuta e paciente, visando uma recuperação rápida e funcional.

Rolar para cima
Fale conosco, nós estamos online!